Nesta quinta-feira, dia 2, é comemorado o “Dia de Finados”. Todos os anos muitas pessoas se reúnem para celebrar essa data de profundo significado religioso e cultural, que é uma oportunidade para relembrar e homenagear os entes queridos que já partiram. Por isso, no dia 2, Camboriú receberá diversas celebrações em alusão ao “Dia de Finados”.
A Paróquia do Divino Espirito Santo e a Paróquia Senhor Bom Jesus celebrará missas durante a manhã e tarde, nos três cemitérios de Camboriú. O Cemitério Central, localizado na Rua Siqueira Campos, no Bairro Centro, receberá missas às 8h, 9h30min, 11h e 16h30min. Já no Cemitério do Rio do Meio, localizado na Av. João da Costa, 480, as celebrações serão realizadas às 8h, 10h e às 16h30min. No Cemitério da Vila Conceição, localizada na Estrada Geral dos Caetés, as missas serão celebradas às 9h e às 15h30min. Para quem não conseguir ir aos cemitérios, a Paróquia realizará uma celebração às 19h30min, na Matriz Senhor Bom Jesus, localizada na Rua Monte Agulhas Negras, n° 512, no Bairro Monte Alegre e as 20h no Salão Paroquial do Centro.
Prevendo o grande fluxo de pessoas no Cemitério Jardim das Acácias, no Rio do Meio, o Departamento de Trânsito de Camboriú (Demutran), proibiu o estacionamento de veículos do lado esquerdo da Estrada Geral João da Costa, sentido interior. O objetivo é facilitar o fluxo de veículos no cemitério, que é o maior do município, com mais de cinco mil túmulos. A medida vale para a área em frente ao local, e será válida entre os dias 30 de outubro a 6 de novembro.
Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú a Saúde preparou uma ação com o objetivo de prevenir e combater doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, organiza ações para o Dia de Finados em Balneário Camboriú. O Cemitério da Barra, que se prepara para receber várias pessoas ao longo desta quinta-feira (02), será palco de orientações e distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção e o combate ao mosquito.
Os agentes de combate às endemias estarão nas principais entradas do cemitério falando com a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Ao longo desta semana, a vigilância ambiental já marca presença no local para as devidas orientações e com fiscalização.
Entre as principais orientações aos familiares dos falecidos, estão: evitar utilizar vasos com pratos e cachepôs que possam acumular água, utilizar vasos e recipientes com furos; manter o nível de areia até a borda; dar preferência a flores artificiais; retirar o embrulho de celofane dos buquês ou vasos; flores naturais devem estar em contato direto com a areia.
A Prefeitura de Balneário Camboriú vem reforçando as ações de combate a dengue durante todo o ano. Os agentes da Vigilância Ambiental fazem vistorias nos bairros diariamente, com o objetivo de conscientizar a população para a eliminação dos criadouros do mosquito. A equipe atende denúncias feitas à Ouvidoria Municipal, pelos telefones (47) 3267-7024, 0800 644 3388, ou WhatsApp (47) 99982-1979.

