Massa e Milei disputarão o segundo turno da eleição presidencial na Argentina

Candidato governista tem 36,24% contra 30,22% do radical de direita, segundo o Diretório Nacional Eleitoral.

O segundo turno foi confirmado na Argentina e será disputado pelo governista Sergio Massa, que tem 36,24% dos votos válidos, contra 30,22% do candidato de extrema-direita, Javier Milei.

O números são da contagem oficial do Diretório Nacional Eleitoral e foi divulgado às 22h, já com 87,84% das urnas apuradas. Em terceiro lugar aparece Patricia Bullrich, com 23,80%.

Como o presidente é eleito na Argentina
Diferentemente do Brasil, para se eleger no primeiro turno um candidato não precisa conquistar mais de 50% dos votos válidos, mas mais de 45% ou mais de 40% com diferença superior a 10% do segundo colocado.

Caso nenhum dos dois cenários ocorra, o segundo turno deverá ser realizado. Neste ano, está agendado para 19 de novembro.

Todas as autoridades eleitas tomarão posse dos seus respectivos mandatos no dia 10 de dezembro.

Votos fora da Argentina

O Consulado da Argentina em São Paulo informou que registrou alta participação de eleitores argentinos, sem especificar o número. Ao todo, 11.900 argentinos estão aptos a votar em São Paulo.

Em Israel e na Ucrânia, territórios atualmente em guerra, mais de 14.000 eleitores não puderam votar para presidente, vice-presidente, 24 senadores, 130 deputados, além de 43 parlamentares do Mercosul.

Via CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.