Ventos intensos causam estragos em várias cidades de Santa Catarina

09h44min: Segue com dia ventoso em SC e Sul do Brasil devido ao forte gradiente de pressão e temperatura reforçado por um intenso Ciclone Extratropical com núcleo central de 992 hPa.

Registro de fortes rajadas de vento variando entre 50/80 km/h e pontuais acima dos 100 km/h (dentro do previsto) por conta da propagação de tempestades com destaque para o Oeste.

No momento, segue com céu nublado/chuviscos do Oeste a Serra de SC, RS e parte do PR com temperatura oscilando entre 7/10ºC. Nas demais regiões sol e poucas nuvens e ventoso (efeito do ciclone).

Abaixo algumas cidades de SC que registraram fortes rajadas de vento:

► 146,9 km/h em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja)
► 116 km/h em Siderópolis
► 113,7 km/h em Urupema
► 100,4 km/h em Joaçaba
► 86,4 km/h em Chapecó
► 94,9 km/h em Major Vieira
► 82,9 km/h em Laguna.                  ►São Miguel do Oeste 79 km/h

Estações EPAGRI/CIRAM

Foto Divulgação

CICLONE EM SC INTERDITA ESTRADAS, ASSUSTA MORADORES E CAUSA ESTRAGOS

A chegada do ciclone extratropical em Santa Catarina deixou rastros de destruição em diversas cidades catarinenses entre a noite desta quarta e quinta-feira (13). Os fortes ventos provocaram destelhamento de casas e arrancaram árvores em todas as regiões, o que interditou vias por todo o Estado.

Região Oeste

Árvores sobre carros e casas, e ruas interditadas na madrugada: esse foi o cenário de Chapecó, que precisou distribuir lonas para diversos moradores que tiveram casas destelhadas. Na cidade, o vento de 80 k,/h arrancou placa e atingiu um motociclista em uma das vias mais movimentadas.

Já em Ibicaré, a SC-453 ficou interditada por duas horas nos dois sentidos com a queda de galhos de árvores.

Norte de SC

O vendaval que atingiu Porto União, na noite de quarta, restringiu a passagem da principal rua do município, quando a queda de uma árvore caiu sobre a pista. Em Major Vieira, também uma árvore e dois postes caíram com a força do vento, o que deixou parte da cidade sem energia. Já em Ireneópolis, uma ocorrência foi atendida por conta dos ventos.

Houve queda de árvores em Campo Alegre, Papanduva, e Canoinhas.

Sul de SC

No Sul, Meleiro, Santa Rosa do Sul e Timbé do Sul registraram ocorrências. Na primeira delas, uma ponte foi interditada por conta da água sobre a pista. Queda de árvores também foram registradas em todas elas. Em Timbé do Sul, uma residência foi totalmente destelhada pelo vento.

Por volta das 8h, ao menos seis municípios estavam sem energia. Praia Grande, Passo de Torres, Balneário Gaivota, São João do Sul e Timbé do Sul cancelaram as aulas devido a passagem do ciclone.

Atendimentos relacionados ao Vendaval no Planalto Norte

Porto União

Porto União 2(duas) ocorrências sendo 2(duas) árvores caída em via pública

Major Vieira 2(duas) ocorrências sendo 1(uma) árvore e 2(dois) postes caídos em via pública com a rede de energia em contato com o solo

Irineópolis 1(uma) ocorrência sendo 1(uma) árvore caída em via pública sobre rede de energia elétrica em contato com o solo.

Campo Alegre 1(uma) ocorrência sendo 1(uma) árvore caída em via pública sobre rede de telefonia e Internet.

Papanduva 3(três) ocorrências sendo 1(um) poste de passagem de rede de Internet caído em via pública, 1(um) cabo de energia de Alta Tensão caído em via pública, 1(uma) ocorrência árvores caídas em via pública.

Canoinhas 2(duas) ocorrências sendo 1(um) árvore araucaria caida sobre residência danificado uma telha fibrocimento do telhado, 3(três) árvores caídas em via pública em pontos diferentes da rodovia.

Rodovia SC-418 amanheceu com várias árvores e arbustos na via.

Muito cuidado ao transitar pelas vias.

Crédito: Nsc Total / Campo Alegre Notícias e Epagri Ciram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.