Chuva volumosa traz perigo no Leste do Sul do Brasil 

Chuva será frequente, persistente e muito volumosa no Leste de Santa Catarina e do Paraná com acumulados de 300 mm a 500 mm em dez dias. 

A MetSul reforça o alerta sobre um episódio de chuva excessiva a extrema com um elevado potencial de transtornos e impactos à população com acumulados significativamente altos de precipitação. Serão muitos dias seguidos de instabilidade atmosférica com períodos de chuva muito forte a torrencial, o que vai gerar volumes por demais elevados em algumas localidades do Sul do Brasil, particularmente entre o Leste e o Nordeste de Santa Catarina e o Leste do estado do Paraná.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo meteorológico Icon, do serviço de Meteorologia da Alemanha (Deutscher Wetterdienst).

Observa-se a tendência de acumulados significativamente altos a extremos nos setores Leste de Santa Catarina e Paraná.

Tempo em Camboriú nos próximos dias

Conforme a projeção do modelo Icon, que é corroborada por outros modelos de prognóstico que são utilizados pela MetSul Meteorologia, os volumes no Nordeste de Santa Catarina, no Leste do Paraná e em área mais ao Sul do estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, poderão atingir marcas tão extremas como 200 mm a 300 mm com acumulados isoladamente maiores.

O modelo meteorológico europeu, por exemplo, em sua saída da 0Z deste sábado, projeta 340 mm nos próximos dez dias para a cidade de Joinville

Há dias, a mesma simulação vem sinalizando ao redor de 300 mm. Ou seja, apesar de pequenas variações diárias para cima ou para baixo no indicativo de volumes, tem se mantido a tendência de acumulados extremamente altos. A chuva ganha muita força nestas áreas para onde os modelos projetam altos acumulados neste fim de semana e a instabilidade persiste ao longo da semana que vem. A chuva teria os maiores volumes em dois momentos.

O primeiro, neste fim de semana, e o segundo de terça a quinta-feira, ou seja, será uma longa sequência de dias de instabilidade e chuva. O cenário pode ser considerado muito preocupante e de grande perigo pela enorme concordância dos modelos em torno de volumes extremamente altos de chuva e até localmente excepcionais. Algumas simulações chegam a projetar volumes ainda maiores que os modelos Icon e europeu para o Nordeste catarinense, o Leste do Paraná e o extremo Sul de São Paulo.

Fonte e mais informações 👇

https://metsul.com/chuva-excepcionalmente-volumosa-traz-perigo-no-leste-do-sul-do-brasil/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.