Protetores do Lar é lançado pela Polícia Militar de SC em Camboriú

Na tarde desta sexta-feira, dia 03 de junho, a 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, lançou o programa institucional Protetores do Lar, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na cidade de Camboriú.

A cerimônia de lançamento foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Camboriú, e contou com a presença do Coronel PM Jofrey Santos da Silva, comandante do 3º Comando Regional da PMSC, do Tenente-Coronel PM Daniel Nunes da Silva, comandante do 12º BPM, do Capitão PM Rafael Zancanaro, comandante da 1ª Cia/12º BPM, do Prefeito de Camboriú, Élcio Rogério Kuhnen, da Presidente da OAB de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, do Presidente da OAB Camboriú, Maikon Rafael Matoso, do Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Edson Godinho Mafra Jr, do Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Camboriú, Amilton Bianchet – Mito, além de outras autoridades civis e militares, da Diretora da Escola Estadual Básica Professor José Arantes, Avanir Suchec Bedê, que recepcionará o programa em sua primeira edição, acompanhada de alunos que irão se tornar protetores do lar.

Com o propósito de reduzir os casos de violência doméstica, o programa busca a formação de adolescentes do 3º ano do ensino médio, ensinando-os como proteger seus lares da violência doméstica e familiar, sobretudo através da prevenção. Esta formação teve início em 2019, na cidade de Imbituba (SC), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), tornando-se um programa institucional da PMSC. O programa é pautado na preservação da ordem pública e na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, se sustentando em ações como palestras e encontros presenciais que norteiam e difundem o conhecimento acerca do tema.

O destaque da cerimônia foi o depoimento de uma ex-vítima de violência doméstica, a Sra. Maria Bernardina Bolda, que contou como sofreu por quase 19 anos de agressões físicas e verbais de seu ex-companheiro, falando do processo de libertação da violência e da cura após a separação. Após uma longa salva de palmas pelo exemplo de superação que é, ela foi homenageada com um presente do programa, entregue pela 3º Sargento PM Rita, da 1ª Cia/12º BPM, que estará à frente do Protetores do Lar na cidade.

Na cerimônia de formatura, a ser realizada após a conclusão do curso, os novos protetores dos lares entoarão o seguinte juramento:. .

“Juro ser protetor da mulher contra violência doméstica. Seja ela física, psicológica, patrimonial, sexual, moral. Independente de classe, nível econômico ou intelectual. Para que toda mulher tenha seus direitos assegurados conforme estabelecido na Constituição. Igualdade, cultura, justiça, saúde e educação. Juro!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.