Emasa lacra extravasor ligado em rede pluvial com saída para o Rio Marambaia

Ligação irregular era em um condomínio na Rua Julieta Lins.

Para garantir a qualidade do saneamento e a despoluição das águas de rios e mares em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, segue diariamente com as fiscalizações para verificar as ligações hidrosanitárias em todos os bairros da cidade. Nesta segunda-feira (09), após um amplo trabalho para localizar uma ligação irregular na drenagem da Rua Julieta Lins, no Bairro Pioneiros, a equipe identificou e lacrou a canalização de um extravasor ligado ao pluvial em um condomínio, com saída para o Rio Marambaia.

Além do lacre da tubulação irregular, foi aplicado auto de infração com multa de 10 UFM por unidade autônoma do condomínio. “Esse trabalho de identificação foi bem complexo e iniciou ainda em janeiro, fizemos vários testes com corantes e televisionamento da rede externa e não identificávamos o problema. Na semana passada, bloqueamos a rede, isolamos a caixa de inspeção onde havia a suspeita e verificamos que o esgoto retornava para a rede interna do prédio e extravasava na drenagem pluvial. Com isso, realizamos o televisionamento da rede interna do condomínio onde foi localizada uma abertura na canalização, que chegava no rio”, explicou a fiscal Sanitarista, Andressa Algayer.

O diretor-geral da Emasa lembra que nesse período, foram registradas algumas denúncias de manchas de tinta ou espuma no Rio Marambaia, e que a equipe do Se Liga na Rede realizou uma série de ações na tentativa de localizar essa ligação irregular na Rua Julieta Lins.

 

“Foram testes com corantes e vistorias por televisionamento. Identificamos algumas irregularidades em caixa de gordura de um imóvel e Caixa de Inspeção (CI) próxima da drenagem, que estavam infiltrando e foram corrigidas. Mas só na última semana, após novas tentativas, é que identificaram esse extravasor ligado ao pluvial. Isso mostra como é complexo o trabalho no combate as ligações irregulares, e com é importante a participação da sociedade, dos síndicos e comerciantes, em se autofiscalizar com a emissão da Declaração de Regularidade Sanitária, que foi prorrogada agora até o dia 31 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.