Finalmente chega novo transformador pra ser substituído na subestação da Brava 

Equipamento será colocado no lugar do transformador destruído por incêndio na sexta-feira. 

Um novo transformador chegou na manhã deste domingo na subestação da Celesc da praia Brava, em Itajaí, pra ser instalado no lugar do equipamento que foi destruído pelo incêndio que atingiu o local na noite de sexta-feira.

Os funcionários da empresa estão no local providenciando a troca do transformador, mas ainda não há previsão pra que a subestação volte a operar em 100%. A unidade ainda vai passar por mais testes nos próximos dias pra que os técnicos possam avaliar se as altas temperaturas do incêndio não afetaram outros equipamentos.

De acordo com o gerente regional da Celesc, Pedro Molleri, a situação está sob controle no momento e não existe sobrecarga no sistema porque a carga de energia é redistribuída. “A gente não está com problema de falta de energia e de sobrecarga, porque a gente remaneja essa carga para outras subestações, com a de Salseiros e a da Itaipava”, explica.

No início da noite de sábado, um novo apagão na subestação afetou 46 mil unidades consumidoras entre Itajaí e Balneário Camboriú. A energia foi restabelecida em cerca de uma hora após as equipes da Celesc atuarem na subestação. Os bombeiros chegaram a ser acionados devido à fumaça que ainda persistia no transformador danificado.

O motivo pra a queda de energia não foi esclarecido. Uma das suspeitas seria o aquecimento do sistema ainda devido ao incêndio do dia anterior. Os estragos na subestação foram provocados por um ato de vandalismo de um homem que jogou um objeto na fiação para provocar um curto-circuito na rede e furtar os fios de cobre. O sistema desligou e uma explosão ocorreu em um dos transformadores da subestação.

A ocorrência foi por volta das 22h de sexta-feira e deixou cerca de 53 mil pessoas às escuras em bairros de Itajaí e Balneário Camboriú. Os bombeiros combateram as chamas com água e também usaram um tipo de espuma na operação. A energia foi restabelecida em duas horas, mas durante a madrugada de sábado o bairro Fazenda, em Itajaí, sofreu com um novo apagão de uma hora.

Crédito: Redação DIARINHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.