A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (24) sobre uma queda brusca da umidade relativa do ar em quatro regiões do Estado nos próximos três dias.
Massa de ar seco deve elevar as temperaturas e derrubar a umidade durante três dias no Estado.
Segundo o órgão, a condição teve início por volta das 12h desta terça-feira e se estende até às 18h de quinta-feira (26). Essa situação deverá acontecer nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.
O fenômeno é causado pela influência de uma massa de ar seco, que está sobre o território catarinense. De acordo com a Defesa Civil, a umidade relativa do ar deve ficar inferior a 30% no período da tarde durante os três dias.
Recomendações
A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades físicas no período entre 12h e 15h. Quem está nessas áreas deve ingerir muitos líquidos, frutas e vegetais, para ajudar na hidratação do corpo.
Umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos. Limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.
WILLIAN RICARDO, CHAPECÓ
O ar seco é preocupante, já que no inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%.