Meteorologista Cátia Braga, alerta sobre chances de alagamentos, queda de granizo e ventos fortes no Estado entre esta terça e quarta-feira.
O final deste mês de novembro promete ser de chuvas fortes e temporais em cidades de Santa Catarina. Nesta terça (26) e quarta-feira (27), os modelos atmosféricos revelam que as chuvas podem ter volumes altos.
De acordo com a meteorologista Cátia Braga, existe a chance de alagamentos, queda de granizo e ventos fortes.
As chuvas com maior potencial de risco devem ocorrer no Oeste, Meio-Oeste, Serra e Sul do Estado. Para a Grande Florianópolis existe a previsão de temporal, porém com menor risco.
Santa Catarina enfrenta, até esta quarta-feira um sistema de frente fria. Diferente do que o nome sugere, ele traz chuva, e não frio, apesar das temperaturas caírem um pouco por causa das chuvas.
No Litoral há a circulação marítima, que traz a umidade do oceano ao continente, deixando o tempo instável.
Defesa Civil faz alerta
A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta terça-feira, sobre os riscos de chuva forte com raios, além do risco de alagamentos na região Oeste.
Além disso, o Litoral Sul do Estado pode ter ventos de até 65 km/h. O mar deve estar agitado, com ondas de quadrante leste/nordeste e picos de altura entre 2,5 a 3 metros no Litoral Sul, devido à persistência dos ventos moderados a forte na região costeira, a partir da tarde desta terça-feira, estendendo-se até o início da tarde de quarta-feira.
Em caso de tempestades, a Defesa Civil indica a busca por um local para se abrigar, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, o ideal é ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos.
Melhora na quinta-feira
A partir de quinta-feira (28), a frente fria deve se evadir e um sistema de alta pressão passa a tomar conta do tempo no Estado. Ou seja, as temperaturas devem cair principalmente no período da manhã e à noite. Porém, deve haver mais estabilidade no tempo, com sol predominante.
“As temperaturas à tarde vão aumentando gradativamente. A temperatura mínima sempre ocorre entre as 6h e 7h, e a máxima entre 15h e 16h”, explica a meteorologista.
Ainda de acordo com Cátia, nas regiões mais altas do Estado, as temperaturas podem cair tanto que pode haver geada.
Temperaturas para quarta e quinta-feira
Quarta-feira: Chapecó – mínima 16°C | máxima 23°C
Florianópolis – mínima 20°C | máxima 24°C
Criciúma – mínima 15°C | máxima 26°C
Itajaí – mínima 22°C | máxima 27°C
Quinta-feira: Chapecó – mínima 16°C | máxima 27°C
Florianópolis – mínima 19°C | máxima 24°C
Criciúma – mínima 10°C | máxima 24°C
Itajaí – mínima 21°C | máxima 25°C
Entenda a diferença
Segundo a meteorologista Cátia Braga, a inundação é a submersão de áreas fora dos limites normais de um curso de água, em zonas que normalmente não se encontram submersas. Ou seja, é o transbordamento de água sobre um território seco.
O transbordamento ocorre de modo gradual, geralmente ocasionado por chuvas prolongadas na bacia hidrográfica.
A enxurrada é o escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode estar ou não associado ao domínio fluvial (do rio). Provocado por chuvas intensas e concentradas, normalmente em pequenas bacias de relevo acidentado. Apresenta grande potencial destrutivo.
São geralmente causadas por tempestades intensas (nuvens muito grandes e carregadas) com trovoadas. Estes eventos podem durar minutos ou horas, dependendo da intensidade e da duração da chuva, da topografia, das condições do solo e da cobertura do solo.
Nas cidades, quando a chuva é muito forte e os bueiros e as tubulações não têm capacidade para transportar toda a água, pode ocorrer uma enxurrada em poucos minutos. As enxurradas podem arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros.
A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar corrida de massa.
O alagamento nada mais é do que o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem. Cobre pequena parte da planície.
Via nd+

(47)996216941