VEREADORES DE CAMBORIÚ DISCUTEM FALTA DE ÁGUA E IMPLANTAÇÃO DE ETE

Na manhã desta sexta-feira, dia 10, os vereadores de Camboriú – Amilton Bianchet (Mito), Claudinho da Lan House, Eduardo Henrique (Dudu), Ewerson Umbelino, Pâmela, Policial Wolff e Renatinho JR – participaram de uma reunião na Aegea, responsável pela Águas de Camboriú. O encontro teve como foco a discussão do contrato de prestação de serviços na cidade, a recente falta de água e o andamento do projeto de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Os parlamentares foram recebidos pela Presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, pela Diretora Executiva, Maraísa Mendonça, e pelo Gerente de Operações, Vilmar Pereira. A proposta da reunião era entender melhor as causas da falta de água nos últimos dias e a situação geral do abastecimento no município.

A cidade enfrenta restrições na captação de água do Rio Camboriú, que já está sendo utilizado em seu limite pela Emasa. Essa situação impacta a liberação para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) própria para Camboriú. Atualmente, a Águas de Camboriú adquire água da Emasa, que fornece entre 200 a 300 litros por segundo, apesar do contrato prever apenas 180 litros por segundo. Segundo Reginalva Mureb, essa quantidade atende à demanda da cidade durante a maior parte do ano. No entanto, no final do ano, o aumento do consumo e a oscilação da vazão podem ocasionar despressurização da rede e falta d’água em alguns locais.

Duas soluções foram mencionadas durante o encontro: garantir que a Emasa coloque em contrato a liberação de pelo menos 300 litros por segundo para Camboriú ou incluir novamente no contrato da Águas de Camboriú a instalação da ETA, acompanhada por um projeto de reservação de água. Essa abordagem permitiria ao município operar com produção própria ou uma combinação do tratamento municipal com fornecimento da Emasa.

As questões estão sendo discutidas com os prefeitos eleitos de Camboriú e Balneário Camboriú. Projetos já foram apresentados pelo Executivo de Camboriú para solucionar os problemas relacionados à falta d’água.

Ficou acordado que os vereadores irão sugerir uma data para realizar uma Audiência Pública com a Águas de Camboriú, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e a população. O objetivo é sanar dúvidas e explicar as ações em andamento.

Atendimento no Monte Alegre?

Outro encaminhamento sugerido pelo vereador Ewerson Umbelino foi a instalação de um ponto de atendimento da Águas de Camboriú no Bairro Monte Alegre. A Câmara irá elaborar um documento formalizando essa solicitação à empresa e ao Poder Executivo, propondo a Casa da Cidadania do bairro como local para recepcionar a população.

Esse encontro exemplifica os esforços contínuos dos líderes locais para resolver as questões hídricas da cidade, reafirmando o compromisso em trabalhar conjuntamente para o bem-estar dos cidadãos.

Fonte e foto: Camara de vereadores de Camboriú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.