OBRIGATORIEDADE DE CAPACITAÇÃO SOBRE O TEA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL É APROVADA NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMBORIÚ
Camboriú contará com mais uma ferramenta na inclusão de autistas no município. Assim que o Projeto de Lei Nº 68/2022, sancionado pelo Poder Executivo, se tornará obrigatório na cidade a capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores das escolas da rede pública municipal.
Segundo o projeto de lei, de autoria do Vereador José Rodrigues Pereira – Zé Branco (PSDB), e subscrito pela suplente de vereador Rozana Ribeiro da Silva – Rozana da Speedway (PDT), Camboriú terá a realização de cursos gratuitos de capacitação acerca do processo de inclusão dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) ou outra deficiência intelectual ou cognitiva para professores e servidores que tenham contato direto com os alunos da rede pública municipal de ensino de Camboriú, com carga horária mínima de 20 horas e realizados anualmente. Os cursos contarão com palestras e treinamentos com profissionais especializados e deverão abordar, no mínimo:identificação de sinais e características do TEA para devido encaminhamento aos profissionais competentes para exame e diagnóstico, estratégias e ferramentas de ensino e inclusão de alunos com TEA. Os professores da rede municipal de ensino ficam obrigados a participar dos cursos de capacitação, exceto os que comprovarem participação em curso similar com carga horária mínima de 20 (vinte) horas.

